Antes de qualquer coisa, gostaria de desejar à você (e à sua escola) que acompanha semanalmente essa troca aqui um Feliz Ano de 2024!
E eu sei que para você, diretor ou mantenedor de escola, a mudança de ano no calendário “normal” é muito mais um recesso do que, de fato, um novo ano. O ano pra quem pensa e vive do negócio educação básica só é novo quando fechamos as nossas matrículas e rematrículas e sabemos a quantidade de alunos para o ano que está por vir.
Nessa linha, vou até além no meu desejo: espero que você tenha conseguido, nessas semanas de Natal e Ano Novo, manter a sua escola funcionando e, principalmente, fazendo novas matrículas e confirmando permanências! 🙏
Se por algum acaso você não tenha conseguido fazer muitas matrículas ou até tenha, mas ainda está abaixo do que esperava para o momento de início, eu vou tentar te guiar agora para o que acredito que tenha que ser feito.
O primeiro ponto é imperativo e sem dubiedade: pare tudo e foque em fazer uma boa gestão um a um de quem chega hoje procurando a escola ou quem é mais recente.
O meu segundo ponto é: resgate todo mundo que já fez parte da sua campanha um dia. Todo mundo que entrou em contato com você em algum momento e não deu uma negativa para este ano que se inicia, por favor, não o deixe esquecido. Existem inúmeros motivos para essa pessoa não ter te dado um retorno: esquecimento, festas de fim de ano e correria, indecisão e processo de escolha. Lembrem-se de que o não vocês já têm e de que existem inúmeras maneiras de ser elegante, cuidadoso e atencioso nessa mensagem de forma que você e sua escolas não sejam os chatos em tentar retomar. E de novo, faça isso um a um.
E por último, pessoal, jamais, nunca, desista após o início das aulas (e se sua escola tem um segmento de educação infantil, não preciso nem mencionar a importância que existe na captação até mesmo depois do carnaval, né?). Os donos, líderes, gestores de escolas precisam entender que divulgação, marketing, bom atendimento, foco em controlar todas as famílias interessadas são processos de um ano inteiro! Eles se intensificam, claramente, no final do ano em que as trocas de escola são mais óbvias para as famílias, mas você não vai fazer milagre nos últimos meses do ano se não estiver exercitando e se profissionalizando, treinando, formando e divulgando a sua escola ao longo dele. Se prepare e se profissionalize com antecedência.
E essas são as mensagens que deixo para vocês neste início de ano. A prática de cada um desses pontos acima pode até não ser tão óbvia. Muitos já me perguntaram, inclusive nessas primeiras semanas do ano, como fazer isso no dia a dia. E se você, como esses mantenedores e diretores, também têm dúvidas, mande um alô aqui no e-mail que entramos rapidinho em uma videoconferência e tenho certeza que eu conseguirei te ajudar em algo, nem que seja algum reforço do que já está praticando!
Bom ano e bom crescimento para todos vocês!
Um abraço!