Muitos gestores e mantenedores já têm mudado um pouco a sua mentalidade de que Campanha e Matrícula são coisas para o fim de Setembro e início mesmo em Outubro. Mas, ainda assim, encontro e converso com muita gente que ainda não está tão preocupado assim com o momento.
Talvez porque realmente os números estão impressionando na maioria dos colégios que temos acompanhado e conversado. De fato, parece que muito da curva de procura tem se iniciado antes esse ano (ou, pelo menos, é uma percepção de comparação quando olhamos para anos de 2021, 2022 – totalmente atípicos ainda sofrendo efeitos da pandemia, troca de escola reprimida, mudança de cidade, trabalho voltando ao presencial e etc).
Só para dar dois exemplos, vejo duas escolas que estão mais maduras no processo de pensar a captação de alunos como um processo que acontece ao longo de todo o ano e que precisa de um planejamento e calendário bem regrado e cadenciado.
Veja como dá para notar que a procura, quando comparada aos últimos dois anos, está praticamente duas vezes maior. E é claro que podemos creditar isso a um deslocamento da curva, famílias preocupadas com antecedência e até mesmo falar que esse é o “normal”. Mas a verdade é que essas escolas se prepararam para isso. Começaram seu trabalho, pensamento e dedicação à campanha muito antes de hoje com o intuito de acumular contatos nesses meses de Agosto e Setembro.
E essa, na verdade, é a minha principal mensagem de hoje. Não dá para voltarmos no tempo e começarmos o preparo antes, mas é muito importante se preocupar e se preocupar já em aumentar o número de famílias que entram contato com a escola. Isso porque são essas famílias que estarão te visitando em Outubro para matricular no final do mês e nos últimos meses do ano.
Não deixe seu 2024 (que eu sei que já está ocupando uma grande parte do seu pensamento e das suas noites hoje em 2023 rs) escapar por uma demora em agir intencionalmente rumo ao objetivo de crescer a escola.
Bom, como sempre, fico à disposição para trocarmos uma ideia, boas práticas e até falar o que eu faria hoje para conseguir correr atrás rápido e acumular novos contatos para as matrículas do ciclo. Faço isso sempre toda semana com um grande número de gestores e vai ser um prazer nos falarmos.
Um abraço!