Estamos em Novembro. Você sente que irá crescer o tanto que precisa?

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Gabriel Lobo

Diretor Executivo

Postado em:

18/3/2024

Dados

Muitos dos mantenedores e diretores que eu converso tendem a contar com o grande número de captação de novos alunos em Janeiro apenas e eu não os julgo. 

Além disso variar muito de região para região do país – com algumas culturalmente muito fortes de tomada de decisão da família no início do ano – o número de matrículas neste mês geralmente é grande mesmo (vemos uma média de mais de 40% acontecendo dali em diante) e também tivemos um último ciclo, de 2022 para 2023, que foi caracterizado por um adiamento e acabou sendo incomumente maior nessa época. Querendo ou não, é o que está mais fresco na memória da maioria dos gestores.

Então, entendo você, mantenedor, diretor, gestor, ter o otimismo e a esperança de tempos melhores no crescimento a partir do ano novo, mas hoje eu sei que você já pode “sentir” como está o ciclo.

Coloco a palavra sentir entre aspas porque o sentimento, se traduzido no número de contatos, no número de visitas e até de matrículas que já fez até hoje, nada mais é do que você, inconscientemente, traduzindo esses números em esperança ou desespero.

Por isso, gostaria de te convidar a fazer uma análise com base no seu cenário atual:

  1. Veja o número de matrículas novas já feitas para o próximo ano e guarde esse número;
  2. Vá até o número de visitas que você recebeu na escola e que ainda não avançaram e nem já negaram a sua escola. Imagine que metade desses irão ainda se matricular e guarde esse número;
  3. Por último, veja o número de contatos abertos que sua secretária, atendimento ou comercial ainda têm. É justo pensar que 10% deles viram matrícula? Guarde esse número.

 

Pegue esses três números e some eles. Com o que você tem até hoje, esse é o número de matrículas novas que está previsto para você. E agora podemos traduzir um pouco do seu sentimento de tranquilidade ou desespero em algo mais racional.

Claro que o trabalho continua e existem diversas outras análises para deixar essa previsão algo cada vez mais próximo da realidade. Por exemplo, no ponto 2 acima, talvez você não transforme apenas metade das visitas em matrícula, mas 70% delas. Ou olhando para o primeiro, na sua escola vocês têm um histórico de transformar 20% de todos os contatos em matrículas. Tudo isso melhora ou piora a previsibilidade.

E existem alguns outros pontos, como entender a curva de entrada mesmo. Muita gente me fala: Ah, Gabriel, fazendo essa conta sua eu não tenho muitas, mas está entrando muito mais gente em contato a cada semana. Ótimo! Esse é outro fator de análise para deixar a previsão cada vez melhor. Número de contatos está aumentando a cada semana.

O ponto aqui para todos vocês que me acompanham semanalmente é o seguinte: 

é muito comum que tenhamos uma sensação de que tudo ainda vai melhorar ou até mesmo a sensação contrária de, cada vez que passa mais o tempo, maior o desespero de crescer ou não a escola. Por isso, transformar sua sensação em números é a melhor coisa que você pode fazer. E, por favor, não tenha medo de fazer as contas e encontrar um problema. Você ainda está em tempo de correr atrás e essa deve ser sua mentalidade!

Bom, pessoal, não sei como está o sentimento de vocês que leem, mas, fique super à vontade para marcarmos um papo e aprofundarmos melhor nesses pontos. Semanalmente, já faço isso com mais de 4 diretores, mantenedores e gestores usualmente mesmo. É só nos contatar e combinamos de trocar sobre os sentimentos da captação até agora, ok?

Um abraço!

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