Um fato curioso que vejo acontecer nas escolas nessa época do ano, além de uma correria natural – até mesmo por conta do evento da Festa Junina, eventos semelhantes e também o encerramento do bimestre/proximidade das férias escolares – está ligado ao fato de que muitas começam a se preocupar, ainda que em um status de um pequeno lapso, aquela preocupação bem no fundinho da cabeça, com o ciclo de matrículas que está por vir.
E eu sei que talvez a experiência de vários anos, as diferentes localizações de escolas e também a condição econômica geral podem mesmo afetar esses picos de visitas e matrícula de modo que o início seja em setembro, outubro ou até mesmo no fim/início do próximo ano. Eu só queria lembrar que assim vocês acabam trabalhando pela exceção e não pela regra.
Dizer isso é um alerta para um mercado educacional que muda constantemente e está cada vez mais competitivo. A pandemia passou, o ano com copa e eleições passou e, independentemente do cenário econômico, de crescimento ou decrescimento, o ciclo para 2024 vai ser um dos pioneiros em exigir muita profissionalização das áreas focadas em comunicação e captação (comercial, vendas, atendimento, como preferir chamar).
Basta reconhecermos que, de fato, nunca foi tão fácil (e não que não seja há um bom tempo) acompanhar uma escola diariamente nas redes sociais; fazer uma procura no google e achar muito mais que um site, mas também referências, avaliações e etc; procurar a instituição no LinkedIn e olhar os profissionais que trabalham; e muitas vezes, até fazer um tour pelas dependências do colégio sem sair de casa.
A mensagem aqui é só uma: começar a fazer a escolha da escola dos filhos deixou de ser SÓ em setembro, outubro e novembro, para ser A TODO MOMENTO.
E assim como podem estar olhando a sua, estão olhando mais 4 ou 5 em conjunto para tomar a decisão (e aí sim) nos meses de Setembro em diante, a depender da região, condição econômica, etc.
Para que você não perca competitividade nesse cenário de busca constante (ou captação constante, como gostamos de chamar aqui) já temos recomendado nesses conteúdos semanais, diversas ações de marketing, campanha e até captação, com dados. Mas, hoje, gostaria muito de direcionar o trabalho de junho de vocês – um mês que pode vir a ser produtivo e culminar em um ótimo momento de descanso em Julho (sem pesadelo, sem ansiedade).
E se você perdeu o que deveria ter acontecido nos meses anteriores ou apenas gostaria de resgatar e fazer uma checklist mesmo do que ficou para trás, basta me chamar aqui no e-mail que envio para você os dos meses de Abril e Maio.
Caso precise de ajuda, queira trocar uma ideia, compartilhar angústias ou só mais dicas de como se preparar para um ciclo competitivo, basta chamar também que marcamos um tempinho de conversa!
Um abraço!