Interessante como uma pauta foi recorrente na minha interação com diretores e mantenedores de escola na última semana.
Vai na linha do que tenho compartilhado com vocês por aqui, mas reforça muito um posicionamento que não era comum até então: o da antecedência em se preocupar e planejar o ano de captação de alunos.
O que antes era uma segurança de que o boca a boca crescia a escola ano após ano, hoje já é praticamente uma condição necessária, mas não suficiente. Uma grande parcela dos novos assim vêm, mas não na quantidade que mantém o crescimento da escola em níveis satisfatórios.
Isso implica que uma série de medidas precisam ser tomadas para melhorar o Marketing da escola: melhorar a qualidade daquilo que vai para as redes sociais, ter um calendário que contemple diferentes segmentos, ser mais estratégico em pensar o que, como e por que mostrar.
Fora as ações de Captação de alunos. Elas têm de ser encaradas de maneira separada. Aqui estamos falando da jornada da família interessada, do atendimento inicial à experiência de assinar o contrato. Não dá mais para não encarar os dados de cada etapa e procurar por melhorias. E lógico, para conseguir isso, não dá também para começar a pensar em como fazer apenas em Agosto.
Para ajudar um pouco, assim como fiz com os diretores e mantenedores que conversei recentemente, envio logo abaixo uma imagem do que acredito ser muito importante de ser pensado já agora em Março, com a reta final da captação e início do próximo ciclo.
Se está querendo fazer diferente para o próximo ano, começar a planejar estrategicamente mais cedo e ainda tem dificuldades com isso, vamos bater um papo! Tenho feito isso semanalmente e tem sido uma troca muito rica!
Um abraço!