Analisando comparativamente algumas escolas com relação à forma como se prepararam para um ciclo de captação de alunos novos, notei um ponto de divergência interessante: embora quase todas se preocupem com um bom marketing, identidade visual, novidades pedagógicas e diferenciais, poucos se preocupam com a formação do time de atendimento, comercial e que estará dando as primeiras (e mais importantes) informações para as famílias.
Conversando com algumas escolas dentro dos últimos anos eu entendi que, na maioria dos casos, não é necessariamente por não querer treinar ou formar, mas muitas não possuem pessoas específicas para isso. Logo, quem o faz também faz, geralmente, o atendimento de questões internas, atendimento a pais já matriculados e etc. E, dado isso, já acreditam que se saiba o suficiente para explicar para uma nova família interessada.
Apesar de uma lógica plausível, esse pode ser um dos maiores causadores de problemas para uma boa captação de uma escola.
E eu digo isso por conta de alguns sintomas que acabam ficando nítidos quando não se pensa o suficiente nessa formação:
Diante de um cenário assim, eu realmente defendo que as escolas sejam muito intencionais na criação de um calendário de treinamento do time que irá atender as famílias novas. E o mês de Julho é perfeito para um primeiro passo.
Lembrando sempre, é claro, que captação é um processo e o acompanhamento durante todo o ciclo continuará sendo fundamental para manter a qualidade.
Enfim, fica mais um convite meu à reflexão, especialmente pré-férias e ainda com uma “folga” ou tempo para ação. Pensem na formação do time de atendimento de vocês.
E caso queira bater um papo e conversar mais sobre o assunto, como fazer, o que é importante que seja lembrado e sistematizado, é só responder o e-mail que conversamos um pouco mais sobre o tema :)
Um abraço!