Estamos oficialmente no mês de Dezembro. Aquele mesmo mês que é conhecido pelas últimas avaliações, finalização das aulas e uma correria de recuperação, conselho de classe e etc. A verdade é que na maioria das escolas, ninguém está aguentando mais e estão todos sem conseguir pensar em outra coisa a não ser o recesso.
Para quem olha para a Captação de Alunos Novos, entretanto, a percepção é o contrário: todo mês, semana e dia a mais conta e conta muito. Esses meses de fim de ano ou Janeiro então contam ainda mais! Isso porque quem procura agora tende a tomar a decisão de escola muito mais rápido e tem maiores chances de se matricular – o fechamento acontece em até uma semana após a visita, por isso, fiquem espertos com os contatos de vocês.
Dito isso, espero que todos vocês – mantenedores, diretores e gestores de escola – que me acompanham não abaixem a guarda e deem o gás e as últimas energias (que às vezes nem possuem mais) para matricular agora em Dezembro.
Mas, hoje, gostaria, principalmente, de tratar dois pontos do passado que acho importante e que tenho levantado:
A imagem acima nos mostra algumas evidências de que temos uma curva de 2023/2024 já bem adiantada e próxima do que foram os anos pré-pandemia: algo gradativamente subindo até atingir seu pico em Outubro e com um mês de Novembro relativamente bem menor.
Esse “menor” em Novembro assustou muitos mantenedores. Estes até nos procuraram para entender o que fazer, qual era a realidade e etc. E a verdade, pessoal, é que ele é um menor relativo. De fato, se comparado com o boom e a esperança que Outubro trouxe para as escolas, ele foi um mês desesperador. Mas, não se pode olhar ele isolado dentro de um ciclo e muito menos sem considerar como ele se comporta em outros anos.
Novembro foi um mês ruim sim quando comparado a Outubro e principalmente se levarmos em conta a região Centro-oeste, por exemplo. Ela viu a maioria das suas matrículas crescerem no mês de Outubro (52% delas) e Novembro ser completamente parado (8,51%). A diferença foi de 44 p.p.! Psicologicamente o efeito negativo é muito grande, mas lembre-se: é um efeito relativo e tem que ser analisado com cautela.
Para agora, preocupe-se só se você não está, hoje, melhor do que estava (em termos de volume de matrículas mesmo) no mesmo período do ano passado. Se de Julho até Dezembro de 2022 você tinha mais matrículas que no equivalente agora de 2023 e nada tenha sido feito de muito diferente, ligue um alerta!
No mais, paciência e disciplina. Cada dia é um dia a mais para fazer novas matrículas e crescer a escola.
Se quiserem trocar uma ideia, bater um papo ou saber mais do que temos visto, é só nos contatar, ok?
Um abraço!