O mês de Agosto já foi. Escolas já começaram a acumular contatos, visitas e até as primeiras matrículas. Como foi o seu?

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Gabriel Lobo

Diretor Executivo

Postado em:

2/4/2024

Captação de Alunos

Ouvi recentemente que a preocupação da matrícula e da rematrícula, o pico de pensamento e execução, é de Setembro em diante. Eu concordo em partes: de fato, o pico não é Agosto e agora em Setembro é que começamos a ver o aumento. Mas, definitivamente, antecipar funciona e ajuda a compor de forma bem sustentada a meta de crescimento para o ano seguinte.

Tenho aqui um exemplo muito característico e antes vou contextualizar vocês brevemente.

Na Lumni, costumamos construir as expectativas de Captação e Fidelização de alunos com as escolas com base em cenários:

  1. Pé-no-chão – aquele cenário que deveríamos alcançar se fizéssemos mais do mesmo e não mudássemos muito com o que já fazíamos;
  2. Meta – aquele que queremos alcançar e que é difícil, mas é possível;
  3. Sonho – aquele que alcançaríamos executando no melhor do mundo

Com base nisso, junto da realidade de cada escola, fechamos os números desse ciclo e vamos juntos construir o plano e executar junto para alcançar o Sonho. 

O que aconteceu é que até mesmo escolas que não acreditavam muito que poderiam contar com um ou dois meses a mais de ajuda para compor suas metas de crescimento, passaram a conseguir fazer agora em Agosto (e até antes, em Julho).

Vemos aqui como foi o benéfico lançar a campanha e começar a acumular contatos o mais cedo possível nessa escola. Somando os interessados que chegaram em Julho com os de Agosto até agora, foram 70 contatos a mais do que se esperava no melhor cenário de todos.

E não para por aí:

Eles também conseguiram avançar com muitas dessas famílias para uma visita à escola, ainda que muito distante do fim do ano.

Bom, mas agora que temos essa referência e sabendo que você não começou ou se preparou assim para antes, o que garantir agora para estar sempre alcançando o cenário Sonho de contatos e visitas daqui pra frente?

Mantenho o que tenho compartilhado com vocês aqui semanalmente – mas, faça isso rápido:

  1. Entenda o seu entorno e onde moram os seus alunos atuais;
  2. Direcione campanhas para matrícula dentro dos raios e localizações encontrados;
  3. Mantenham um calendário de temáticas importantes para o colégio e alterne com regularidade – aborde adaptação, alfabetização, socioemocional, resultados, etc;
  4. Conheça o seu público atual e seja assertivo em quem e para quem aparecer;
  5. Avalie os dados, números e resultados de tudo que fizer – é isso que vai dizer para qual caminho você deve ir e focar. Não adianta nada se posicionar com a novidade de inglês forte na escola, se o que está tendo melhor performance é a campanha que enaltece o maker, por exemplo.

Se você já possui isso ou a promessa disso, considere avaliar numericamente esses resultados – principalmente, se você estiver só obtendo resultados “Pé-no-chão”. A resposta para a evolução aqui é o constante fanatismo por entender o que entrega melhor para as famílias no momento.

E, como é usual, caso queira trocar uma ideia e experiências aqui neste assunto em específico ou em qualquer outro relacionado às rotinas da escola é só chamar. Vai ser um prazer conversarmos!

Um abraço!

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