E é basicamente isso que o título diz que eu quero transmitir para vocês que me acompanham aqui semanalmente.
Não se enganem, diretores, mantenedores e gestores de escolas ao redor de todo o Brasil. As matrículas podem ter seu pico em Outubro, Novembro ou até mesmo no início do próximo ano, mas tenham certeza de que as famílias começam a se preocupar e buscar antes disso.
Deixar para se preocupar com os novos contatos e com um acúmulo de famílias visitando mais tarde no ano é arriscar que essas famílias
No universo e cenário que as escolas estão atualmente, a concorrência irá tender a se antecipar e ter mais previsibilidade no número de alunos para o próximo ano. Por isso, comece hoje, em Agosto, a acumular novas famílias. Essas famílias, ainda que a decisão seja mais para o fim deste ano ou começo do próximo, serão as que irão compor os novatos da sua escola – e eles procuram ou são “bombardeados” com anúncios de escolas cada vez mais cedo.
Por último, se esforce e faça o possível para antecipar a decisão de matrícula por parte da família. Se ela visitou, gostou e definitivamente irá escolher a sua escola, monte bons discursos, boas condições e convença ela a garantir rápido. O tempo que ela adia a decisão é um grande inimigo da sua escola.
Por fim, gostaria de deixar só um gráfico que ilustra bem essa relação entre visitas e matrículas dentro de uma escola. Deixando de lado todas as melhoras, evoluções e aumento de taxas que precisam ser feitas, ele mostra bem como existe um hiato entre as visitas iniciais e a decisão/efetivação das primeiras matrículas. Uma grande parte vem de uma visita acontecida meses antes.
Bom, essa é a mensagem que eu deixo para vocês na semana. Espero que consigam puxar e reavaliar o início da campanha e da busca por novas famílias entrando.
Um abraço!