São as escolas profissionais que vão sobreviver no tempo

Grande parte das famílias interessadas chega às escolas entre julho e setembro. Sem planejamento antecipado de marketing e captação, muitas oportunidades se perdem antes do pico de matrículas.

Antes de qualquer coisa, queria desejar um ótimo ano pra todos vocês que acompanham minha coluna semanal. Tento sempre trazer reflexões que resultam em andamentos práticos pra evolução das escolas em que vocês estão e espero que em 2026 não seja diferente 🙏 Conto com vocês pra isso, inclusive.

Hoje a minha reflexão vem para trazer luz à um tema que é extremamente necessário nessa época: o planejamento. Muita gente vê essa época de fevereiro (especialmente até o carnaval) como uma época boa de captar alunos (e eu quero deixar claro que dou toda a razão para isso – há tempo ainda). 

Mas, o fato é que é um ótimo e necessário tempo para fazer também um breve apanhado de tudo que aconteceu no ciclo e para decidir quando precisamos olhar com mais calma em cima do calendário do ano. 

O erro mais comum – e que se repete ano após ano pela gestão das escolas – é ignorar o marketing, a campanha e a captação ao longo do ano (principalmente, a preparação para). Isso resulta em algo que fica meio jogado, corrido e, de certa forma, com menos resultado quando chega a época certa.

A distribuição de entrada de famílias interessadas (os famosos, leads) nas escolas, por região do país, é bem distribuída, mas com pico em Outubro–Novembro. Uma conclusão rasa e rápida leva mantenedores a falar: começo minha campanha em Setembro que eu me adianto.

Mas, essa é só a primeira camada. Veja que esse é um cálculo percentual, com base em todos os leads que entraram no último ciclo. Ou seja, independente se você “recebe muito pouco em Julho ou Agosto”, o que eu te mostro com dados aqui é de que se você está no Sudeste, por exemplo, 38% das famílias que irão procurar sua escola o fizeram entre Julho e Setembro. Se você não estava preparado, firme, com a cabeça pra converter, provavelmente você perdeu uma grande oportunidade pras escolas próximas que estavam prontas.

E eu preciso balizar e colocar os pés de vocês no chão: não adianta achar que você vai fazer um milhão de matrículas nessa época, não é isso. O ponto é que você precisa estar pronto pra receber e nutrir essas famílias. Achar que a procura está pequena depois não vai resolver porque você já perdeu quase metade (já recebeu nos meses anteriores).

Bom, e o que isso tem a ver com planejamento? Exatamente por isso que estou trazendo agora: em Julho o time tem que estar pronto, cada vez mais e em praticamente todas as regiões do país.

Desculpa, pessoal, mas está cada vez mais inviável adiar discussões, planejamentos e construções de campanhas. Não dá pra trazer à tona esses temas só em Junho/Julho ou 2º Semestre. O mercado está cada vez mais profissional e escolas profissionais que vão sobreviver no tempo.

Conte com a Lumni pra ajudar no processo, independente de cliente ou não. Tem muito conteúdo que ajuda sendo veiculado. Qualquer coisa, responda o e-mail e falamos mais!